Variegação

A variegação é a presença de manchas de coloração diferentes na folha, normalmente brancas ou amarelas. Esta característica, que pode ter diferentes causas, torna as plantas especiais e muito apreciadas para decorar jardins e para colecção.

No meu jardim tenho várias espécies que apresentam este pormenor. A Nepeta hederacea é uma planta que apresenta folhas verdes com manchas brancas e aromáticas. 



Glechoma hereracea ou Nepeta glechoma ou Nepeta hederacea

Um exemplar conhecido de Plectranthus é o popular incenso bastardo com um aroma característico e muito vulgar nos jardins.


Plectranthus coleoides

A hortelã-ananás é muito especial e bonita. Tem um aroma peculiar com notas de ananás e fica muito bem misturada em saladas. Como todas as hortelãs é muito invasiva e perfeita para propagar por cuttings ou pelo rizoma.

Mentha suaveolens 'variegated'

Dos famosos e cheirosos óregãos há uns que apresentam folhagem com manchas brancas. Irresistíveis!  

Origanum vulgare 'variegated'

Da família dos tomilhos a variedade variegata do tomilho-limão e do tomilho vulgar, com manchas amarelas e brancas, respetivamente.

Thymus citriodorus 'variegated'


Thymus vulgaris 'Silver posie'

O maravilhoso e incomum tomilho-poêjo com a sua variedade Foxley, caracterizada por apresentar algumas folhas não com manchas mas totalmente brancas, contrastando com as outras verde intenso.

Thymus pulegioides 'Foxley'

Das minhas favoritas, a erva cidreira com manchas amarelas, foi um exemplar que trouxe este ano de Londres. Ansioso que ela fique bem grande e forte no jardim!


Melissa officinalis 'Variegated'

Por fim, e do género Mentha a espécie ginger mint (hortelã gengibre) apresenta folhas com manchas amarelas e um aroma extremamente agradável!

Mentha x gracilis 'Variegated' ou Mentha x gentilis

Comentários

  1. Que interessante! Gostei de saber mais informação sobre estas plantinhas :)
    Obrigada por todas as partilhas interessantes!

    Catarina H.
    https://ecologicaquem.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais peço desculpa pela demora na resposta, mas tenho estado um pouco afastado das novas tecnologias devido ás férias...

      Muito obrigado pelo seu comentário =) espero poder contribuir para o conhecimento de muita gente, e que também possa aprender muito com todos vós.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Dublin Castle I