Botânica em viagem - Irlanda do Norte

Tudo começou na Irlanda do Norte, as minhas magníficas férias que marcaram o início do mês de Agosto. Durante vários dias tive a possibilidade e tempo para observar a maior quantidade possível de aspetos botânicos.

É imprescindível não ter nos meus planos sempre que viajo, visitas a jardins botânicos, passeios pedestres, jardins , ... mas até nas ruas elas (as plantas) não deixam de aparecer! Basta ser observador.

No jardim botânico de Belfast temos várias coleções interessantes para nos perdermos, aqui deixo-vos apenas um gostinho deste magnífico Pelargonium citrosum com folhas variegadas, um exemplo da grande quantidade de espécies deste género existentes.

Pelargonium citrosum
Os meadows ou melhor, os prados, são pontos abundantes nesta zona do globo, e, claramente, as espécies que lá encontramos são muito características. É comum encontrar à venda como recordação pacotes de sementes de flores do prado, mas se estivermos com atenção pela cidade de Belfast existem canteiros em que parece que deitaram essas sementes por todo o lado. Tive a oportunidade de encontrar ao pé duas igrejas o magnífico colorido destas espécies.

Nigella sativa

Calendula officinalis

Nigella Sativa
A oeste de Belfast situa-se o Crawfordsburn Forest Park, uma espectacular floresta com vários percursos e cascatas. Tive a possibilidade de encontrar esta espécie de Rosa que está presente no estado selvagem.

Rosa rugosa
A zona norte do país situam-se pontos de interesse muitos emblemáticos da Irlanda do Norte, como a Calçada dos Gigantes. Todos eles em pleno cenário natural. A flora é um pouco diferente dos outros locais mais a sul que visitei. 

Viola sp

Scabiosa sp
Ao pé do castelo em Armagh há uns jardins acolhedores e com uma vista de cortar a respiração para o resto da cidade. 

Geranium 'Johnson's Blue'

Passiflora sp
Outro ponto de interesse é o Mount Stewart com uma coleção de espécies interminável ao longo dos seus ilustres e gigantes jardins. Foi provavelmente dos espaços botânicos que mais gostei de visitar até hoje. Há plantas para todos os gostos. Eu fiquei encantado com os exemplares de um dos meus géneros favoritos: Salvia

Buddleja davidii

Achilea millefolium

Dahlia sp, Lupinus sp, Salvia patens

Salvia patens 

Por fim, fiz o Cave Hills trail um pouco a norte de Belfast e das muitas espécies que existiam deixei-me deslumbrar pelo milefólio pela sua simplicidade e cor.


Achillea millefolium

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Dublin Castle I