Botânica em viagem - Dublin

Lembrei-me da minha viagem a Dublin este ano. Passaram-se alguns meses e só agora estou a mostrar um pouco (quase nada) daquilo que vi. Tudo se passou em maio deste ano e hoje vou mostrar algumas das aventuras botânicas que passei.

Capital da Irlanda, um país bem mais a norte que Portugal e, por isso, com um clima bem mais diferente. Por cá o frio começa agora a chegar, os dias com menos sol, e uma nova chance para plantarmos espécies que adoram os climas frios. Em Dublin estavam por todo lado, a maior parte delas bolbosas - é impossível não gostar delas e deles (bolbos). Será sem dúvida uma pequeníssima amostra do quão maravilho é o local que visitei. Espero que pelo menos sirva como fonte de inspiração para começarem já nos vossos jardins a introduzir estes bolbos, pois está na altura deles serem colocados na terra.


Dublin Castle

O castelo de Dublin tem na zona exterior belos jardins com lindíssimos canteiros cheios de vivacidade. Bolbos é o que não falta!

Tulipa spp

Narcissus spp

 People's Garden

O People's Garden no Pheonix Park (oeste da cidade) é outro local que visitei, um pouco à pressa graças à inesperada chuvada que se instaurou. Com imensos canteiros diferentes, cheios de cor, e com maravilhosos designs floraispodemos encontrar um belo espólio botânico.

Helleborus spp

Fritillaria imperialis


Os amantes de botânica não podem falhar um jardim botânico existente em qualquer local que se vá fazer turismo. O de Dublin não foi excepção para mim. Situa-se na zona norte da cidade e a coleção de plantas é interminável.


Bellevalia pycnantha

Muscari armeniacum 'Valerie Finnis'

Tulipa clusiana 





Para um passeio pela cidade e fazer uma visita aos veados aconselho o Phoenix Park. É bastante extenso tornando-se assim um autêntico pulmão verde, repleto de vistas incríveis!





Por fim deixo a curiosidade para descobrirem por vós as inacreditáveis Wicklow Moutains a sul de Dublin, que serviram de cenário para muitas produções cinematográficas. Tive a infelicidade de apanhar um dia chuvoso o que não me permitiu explorar tanto quanto queria. Contudo, são garantidos cenários de cortar a respiração no meio de tanta variedade e verdura.Vale a pena visitar!







Tulipa, narcissusmuscari ou fritillaria? Que espécies associam imediatamente a bolbos? Quais as vossas preferidas? Quais têm nos vossos jardins? Existem imensas diferentes, com centenas de variedades distintas, o difícil mesmo é escolher, e resistir a este vício!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha