Uma nova esperança

Esta é a primeira publicação do ano e que nos traz um misto de sentimentos que este mês proporciona quando visitamos o jardim. 

É sempre com uma grande angústia que durante o Inverno vou ao meu jardim. Todo o árduo trabalho e dedicação parece que se desfaz com a magnitude provocada pela acentuada descida das temperaturas. Não chove, o solo está seco. É incrível como as minhas espécies são postas à prova a toda à hora. Só penso no que já desapareceu, no que ainda vai desaparecer e no que não voltará a aparecer,

Ao longe já vejo um flash laranja choque. Sim! É mesmo uma calêndula! Trouxe umas sementes que coloquei no jardim pela primeira vez no verão e finalmente o resultado está à vista. É a primeira vez que ela povoa as minhas terras. 

Calendula officinalis

Esta planta é um exemplo que afinal nem tudo é mau no jardim nesta altura. Para além desta, algumas das minhas salvias também continuam a florir.

A salvia elegans que foi toda cortada no final do ano passado, já está a brotar novamente a todo o gás. As folhas são muito aromáticas e têm uma tonalidade verde incrível!


Salvia elegans

A persicaria odorata (ou polygonum odoratum), hortelã Vietnamita, também parece satisfeita, cheia de novos rebentos.


Persicaria odorata

As perdas são sempre dolorosas, mas nem tudo o que parece é! Não me posso esquecer que a maioria das plantas que possuo são perenes. O "corpo" anterior de algumas das plantas já secou, mas se repararem, em alguns casos, novos brotos estão a surgir junto à terra.

É o caso do meu Pycnanthemum pilosum e da minha monarda. A primeira é conhecida nos EUA por moutain mint (hortelã da montanha) e tem um agradável aroma a mentol. Uma questão de esperança e paciência. Em breve serão melhor do que já foram! 

Pycnanthemum pilosum
  
Monarda sp

No mundo da variegação (que tanto venero), os tomilhos estão muito bonitos com uma folhagem verde com contrastes aleatórios de manchas amarelas.

Thymus citriodorus 'Doone Valley' 


Thymus citriodorus 'variegated'

A minha erva cidreira preferida tem manchas amarelas ao longo da sua vistosa folhagem verde. Não desilude! Veio de Londres há quase um ano. Já esteve para morrer, já perdeu a variegação, mas esqueçam o passado! Agora está a rebentar com o mesmo aspeto que tinha quando foi comprada.


Melissa officinalis 'variegated'

A hortelã ananás, tal como as outras do seu género, andam a aproveitar para invadir com os seus rizomas por todo o lado. Os novos brotos desta espécies já começam a dar o ar da seu graça!


Mentha suaveolens 'variegata'

É sem dúvida uma altura do ano que traz um misto de sentimentos. Uma coisa é certa: a esperança é a última a morrer. Não se desfaçam de plantas que parece que desapareceram e pensámos que morreram. Vamos dar-lhes a oportunidade até à Primavera. Tenho a certeza que vão ficar surpreendidos!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha