A perdição das Salvias


De longe que um dos meus género botânicos favoritos é o género Salvia. Sempre me encantaram por diversas razões. É sempre um fascínio quando encontro algo novo à venda ou quando alguém me oferece um exemplar. São tantas as espécies existentes e outras tantas que tenho na minha wishlist. O mais difícil é mesmo encontrá-las! Se não as conhecem vou dar-vos algumas das minhas razões pelas quais não podemos ficar-lhes indiferentes!


Primeiro porque facilmente as confundimos as espécies que temos no nosso jardim. Isto porque muitas delas são muito parecidas. Mas admito que a culpa é minha: sei exatamente onde estão no jardim, mas como não identifiquei as fotografias quando as tirei não sei precisar o nome correto delas. Só pode ser um nome dentro das que tenho com esta aparência: Salvia coahulensis, Salvia lycioides ou Salvia greggii 'Blue Note'.







Façam as vossas apostas, e não se esqueçam de colocar nome nas fotografias! (Pronto, este primeiro ponto não conta, é só um aparte que o dono do jardim às vezes não coloca os nomes quando deve).

Em segundo lugar, as salvias (ou muitas delas) têm aromas incríveis e para todos os gostos! Desde o ananás (Salvia elegans) até ao melão (Salvia elegans 'honey melon'), por exemplo.


Salvia elegans

Salvia elegans 'Honey melon'

Em terceiro lugar, as cores das flores são fabulosas! Podem ter quase todas as cores, sendo o vermelho, azul e roxo o mais típico. O amarelo é sem dúvida o menos comum.

Salvia microphylla 'Hot Lips'

Salvia farinacea 'Sky Blue'

Em quarto lugar (o meu ponto favorito) são muito fáceis (a maioria) de propagar por cuttings. Já para não falar que são quase todas perenes e muitos exemplares são muito resistentes e adaptáveis a diferentes condições.

Salvia elegans

Salvia elegans

Salvia microphylla (flor) e Salvia elegans (folhas)

Sempre que se partir um ramo espete-o no solo novamente, regue e proteja das condições extremas de luz solar, vento e temperatura. Vai ficar surpreendido!

Em quinto lugar, são extremamente fotogénicas e irresistíveis!

Salvia x jamensis 'La Siesta'

Salvia 'Mystic Blue Spires'

Em sexto lugar, existem quase um milhar de espécies diferentes, sendo este o género botânico (Salvia) mais abundante da família Lamiaceae. De certeza que haverá uma (espécie) que lhe agrada!

Salvia microphylla

Salvia nemorosa 'Sensation Deep Rose'
  
Salvia x jamensis 'La Siesta'

Por último, em sétimo lugar, são muito atrativas e impossíveis de não querer coleccioná-las. São sem dúvida uma perdição e dignas de qualquer jardim.

Salvia microphylla 'Hot Lips'

Salvia 'Mystic Blue Spires'

Ainda têm dúvidas? Espero que tenha sido convincente. Agora é só estar mais atento da próxima vez que formos comprar plantas. Quem sabe não encontremos algo interessante à venda!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha