As zonas do jardim


As novidades são muitas que estão para chegar. O jardim Something in the Yard está a sofrer profundas mudanças e updates. O número de espécies está a ser contabilizado e, entre o que já está plantado e o que ainda há para plantar nos próximos dias, já foram registadas mais de 200 espécies! O resto saberão a seu tempo...

Por agora, ficamos pelas seguintes novidades: o jardim foi dividido em 5 zonas diferentes e foi construído um caminho pedonal que atravessa o jardim horizontalmente. As zonas pretendem, em alguma parte, imitar o cenário e espécies existentes em 5 tipo de ecossistemas encontrados em alguns lugares do nosso planeta, e dos quais tanto aprecio. Uma das zonas foi construída de raiz, ou seja, nada lá existia a não ser ervas daninhas. As outras tiveram introdução de novas espécies e transferência de algumas espécies para outras zonas.

Certamente que querem saber mais sobre tudo o que referi, portanto, irei introduzir o nome de cada uma das zonas, bem como alguns dos pontos de interesse principais e/ou alguns exemplos de espécies existem (irão) no meu jardim.

Bosque dos bolbos

Esta zona é sem dúvida uma das minhas favoritas. É inspirada em todos aqueles cenários idílicos dos bosques europeus que estão pintados com lindos mantos azuis de bluebells (Hyacinthoides spp). Como o próprio nome indica, este local será o que tem mais variedades de espécies bulbosas. Iris, fritillaria ou narcissus são alguns dos géneros que estão presentes. A fragaria vesca (morangueiro silvestre) e a primula acaulis também estão a marcar a sua presença, bem como o magnífico muscari macrocarpum, uma aquisição do final do ano passado e que já está a ser o centro das atenções.


Muscari macrocarpum
Planícies mediterrânicas


Uma zona que pretende ser um pouco mais nacional, tem como principais atrações a coleção de thymus, origanum e hypericum. O rosmarinus officinalis (alecrim) também pode ser encontrado nesta zona.

Planícies mediterrânicas

Alguns dos thymus existentes

 Cabo do Atlântico


A zona mais pequena do jardim, a mais ventosa e a que se situa numa das pontas. Algumas das plantas que podemos lá encontrar é o milefólio (Achillea millefolium) e a erva-do-caril (Helychrisum italicum). A Euphorbia x martini 'Tiny Tim' é uma das mais recentes aquisições e que promete ser uma das principais atrações.



Cabo do Atlântico

Euphorbia x martini 'Tiny Tim'
 Prado do Norte


Esta é parte da zona nova. Foi construída no domingo passado e teve a preciosa ajuda do meu amigo Nuno (UM JARDIM DE CAMPO), que prontamente se disponibilizou para me ajudar a construir tudo isto. Desde já o meu obrigado por todo o tempo, ajuda e conhecimento. Este local está ainda em processo de desenvolvimento: está a ser concluída a construção do caminho pedonal e a introdução das espécies. Esta zona foi inspirada nos famosos meadow's (prados) britânicos dos quais tanto adoro. Aqui poderemos encontrar espécies como Narcissus 'Bridal crown', Salvia dorisiana, Kleinia repens e Asclepias tuberosa. O meu novo Helleborus é uma das mais recentes atrações do espaço 



Helleborus nigrum spp
Montanhas rochosas

A restante parte da zona nova pertence a este local. Caracterizado por ter a melhor drenagem do todo o meu jardim, e muitas pedras. Esta zona foi inspirada nos cumes com vegetação menor do topo das montanhas. Aqui poderemos encontrar espécies como  Pelargonium fragrantissimus, Dicentra spectabilis, Euphorbia characias, Juniperus communis e Buddleja davidii


Diosma hirsuta

Todas as novidades sobre o jardim, sobre as suas zonas, espécies botânicas e fauna selvagem, podem ser encontradas no novo espaço do menu chamado O JARDIM acedido através da barra lateral de menus acedida a partir da página inicial HOME.

Já têm mais um motivo para visitarem o blog. Desta forma tudo tenderá a ficar cada vez mais organizado e sistematizado, não só a informação que os leitores e seguidores do blog poderão ter, mas também a nível pessoal quando estou fisicamente no meu jardim.

A melhor parte é que esta é só uma das novidades de todas as que estão para vir nas próximas semanas. Fiquem atentos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha