Jardim em junho


O Verão chegou, a época do ano mais temida pelos jardineiros. O calor está presente agora em força! Não há como escapar! As plantas vão fazendo os possíveis para sobreviverem a este inferno, e, nós, temos de ter uma atenção triplicada. Regas, regas e mais regas!

Com junho já a terminar os dias agora começam a ser mais pequenos lentamente. Muitas maravilhas aproveitam o sol destes dias para triunfarem nos jardins. A minha coleção botânica vai mostrando as suas facetas solarengas e o resultado é mirabolante.

As equináceas estão a começar a florir pela primeira vez no meu jardim. Uma flor cheia de personalidade e (espero que) para breve mais variedades coloridas.

Echinacea

Echinacea


A borragem (Borago officinalis), muito frequente no campo, dá uma textura fantástica no meio do jardim. As suas flores têm uma cor e forma que a tornam única no meu jardim!


Borago officinalis


Não é um ananás, mas quase que parece! Da família Asparagaceae, o género botânico Eucomis, traz estas maravilhosas flores que estão a roubar fama às outras flores do jardim.


Eucomis
Eucomis
Eucomis
 O verão trás consigo a maravilhosa época das Dahlias. Por vezes precisam de suporte pois a sua grandiosa haste floral pode não aguentar, principalmente em locais ventosos. As suas flores podem atingir o tamanho de uma mão aberta. Adoro-as!

Dahlia

Dahlia e Salvia dorisiana

Claro, que há sempre espaço para as Salvias, família Lamiaceae. Plantas cheias de surpresas: muito resistentes, propagam-se via cutting e, as minhas, são quase todas muito cheirosas! Uma das grandes novidades está agora em floração: Salvia tutti-frutti, ou Salvia dorisiana. A Salvia argentea também está a mostrar as suas belas flores brancas por entre as suas folhas muito felpudas. A Salvia 'Mystic blue spires' inspirou-se, pois deve ter gostado do novo espaço, e está a ficar semi-arbustiva.

Salvia dorisiana

Salvia argentea
Salvia 'Mystic blue spires'

Salvia 'Mystic blue spires'
 O último Allium a florir, mas sem dúvida um dos mais bonitos!

Allium sphaerocephalon
 Apresento-vos agora a minha parte favorita: as monardas estão finalmente a florir! Nem há muitas palavras a dizer, a fotografia fala por si. Não bastava terem folhas aromáticas, no local onde estão, existe ainda um belo arbusto de Aloysia citriodora (lúcia-lima) e diversos tomilhos. Uma explosão de perfumes!

Aloysia citriodora, Monarda didyma 'Prarie night', Monarda didyma 'Gardenview scarlet', Lycium barbarum
Aloysia citriodora
 A croscomia está agora também a aparecer no meio da Salvia elegans (salvia ananás).

Crocosmia 'Lucifer'

Salvia farinacea, Salvia elegans, Crocosmia 'Lucifer'
 Deliciosas estão também as minhas framboesas. Uma mão cheia delas juntamente com dois limões e muita água fresca, são os ingredientes perfeitos para uma bela bebida de verão.

Rubus idaeus

Rubus idaeus



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Dublin Castle I