O irresistível manjericão


Uma das plantas mais irresistíveis é sem dúvida o manjericão. Pertence ao género Ocimum, integrante da família Lamiaceae, que possuí algumas dezenas de espécies, e um número interminável de cultivares. Com um inconfundível aroma, não pode faltar em muitos pratos que confeccionamos na culinária. 

Cultivar esta espécie de super fácil germinação (apenas alguns dias) para mim (grande apreciador de perenes) tem algumas desvantagens, que se prendem maioritariamente ao facto de ser anual: o seu ciclo de vida é completado no prazo de um ano, sendo necessário voltar a germinar novas sementes para se ter uma nova planta no ano seguinte. 

Existem alguns truques como cortar as flores assim que elas aparecem. Isto fará com que a planta fique equivocada quanto ao seu ciclo de vida: como ela "sabe" que ele só é concluído após a formação das sementes (após a flor), a planta terá que voltar a dar flor mais cedo ou mais tarde. 

A chegada do tempo frio acaba por ser a facada final para a espécie: as geadas são o seu pior inimigo. A melhor solução será colocá-la dentro de casa, ou abrigada em estufas nas épocas de mais frio. A luz deve ser abundante e a água deve ser colocada no prato do vaso, pois é comum ela ganhar fungos e apodrecer junto ao caule. 

Na minha cozinha não pode faltar um vaso com esta espécie. O meu conselho é não comprar uma planta já adulta, mas sim um pacote de sementes. Prepara-se um vaso com pedras pequenas ou argila expandida a cobrir de forma a cobrir o fundo; coloca-se um pouco de tela permeável por cima e preenche-se o resto do vaso com terra. Basta algumas sementes e esperar alguns dias que rapidamente irão germinar. Eu coloquei uma meia dúzia de sementes em metade do vaso de manjericão canela e na outra metade  de manjericão roxo, ambos cultivares da espécie Ocimum Basilicum


Ocimum Basilicum 'Cinnamon'

Ocimum Basilicum 'Purple'
São encantadoras estas duas variedades, o truque é nunca deixar que elas dêem flor. Estes pés de plantas já duram há vários meses, e ela continua bem verde, forte e erecta! 

No meu jardim os cuidados são maiores. É preciso ter muita cautela nas espécies de manjericão que lá se colocam, e ainda ando à procura das melhores. Ocimum 'Pesto Perpetuo' é um híbrido com folhas variegadas e que, segundo dizem, não dá flor e é perene. Faz parte da minha wish list! 

Para enquanto a espécie que se tem demonstrado mais resistente ao ar livre é o Ocimum Basilicum 'Magic Mountain'. Extremamente aromática, com folhas mais aveludadas e em tons de verde e roxo.


Ocimum Basilicum 'Magic Mountain'


O Ocimum Selloi é até agora o manjericão perene que tenho na minha coleção. O aroma não é semelhante ao tradicional, mas sim mais anisado, o que não se torna tão atrativo para outros fins sem ser a nível de coleção. Reproduz-se muito bem por estaca, e foi trazido da Madeira, pois lá ele é quase como invasivo. 

Ocimum Selloi

Ocimum Selloi
Para todos os efeitos é recomendável recolher sementes das nossas espécies e criar o nossos próprio banco de sementes para podermos usar sempre que quisermos. Ainda tenho o Ocimum Gratissimum e o Ocimum Sanctum para tentar cultivar.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha