Coleção muscari

Desde Outubro de 2016 que tenho andado a investir em bolbos de Inverno, bolbos estes que incluem muitas das espécies botânicas que mais aprecio. 

O género botânico Muscari foi um dos meus principais focos, e adquiri 9 espécies diferentes.

Este género pertence à família Asparagaceae e todos os seus exemplares apresentam raízes bolbosas. São perenes, nativos da Europa e Ásia e muitas vezes são chamados de 'jacintos uva' pois a sua flor parece um cacho de uvas.

Sou um apaixonado por estes exemplares e hoje quero mostrar-vos quão elegantes eles se têm mostrado no meu jardim.

O Muscari aucheri 'Mount hood' é um autêntico requinte. É azul escuro na parte inferior da flor e passa gradualmente até chegar a um azul claro quase branco. O nome diz tudo: Mount hood é uma montanha com mais de 3400m situada no estado norte-americano de Óregon. Além disso tem a particularidade de ter o topo cobrido de neve o que lhe dá uma cor branca lá em cima, tal como este Muscari que também parece uma montanha azul com neve na ponta!
Muscari aucheri 'Mount hood'


Muscari aucheri 'Mount hood'


Muscari aucheri 'Mount hood'


O Muscari azureum presenteou o meu jardim com uma tonalidade de azul sensacional!
Muscari azureum

Muscari azureum

 A espécie mais comummente colocada à venda, e, por isso, mais presente nos jardins pessoais, é o Muscari armeniacum. A sua cor azul e o seu ar simples, são o suficiente para dar todo outro ar nos jardins. Muito fácil de cultivar!
Muscari armeniacum


Muscari armeniacum


Muscari armeniacum

Fiquei fã da variedade 'artist' da espécie referida anteriormente. Muito elegantes e vistosos é impossível não ficar deliciado.
Muscari armeniacum 'artist'

Muscari armeniacum 'artist'

Muscari armeniacum 'artist'
De seguida os meus favoritos! Descobri-os pela primeira vez numa pequena pesquisa na internet, e foi amor à primeira vista: Muscari macrocarpum! Só desejava poder encontrá-los à venda, e foi o que aconteceu! Dias depois, por mero acaso e sorte, encontrei bolbos à venda em Portugal. 

É uma espécie diferente tanto na cor como no aspeto, agora em tons mais amarelados. Foram os primeiros a florir este ano e duraram semanas em flor. Muito fotogénicos e irresistíveis!
Muscari macrocarpum


Muscari macrocarpum


Muscari macrocarpum


Muscari macrocarpum


Muscari macrocarpum


Muscari macrocarpum


Muscari macrocarpum
Com ar sombrio e selvagem esta última espécie que tenho no meu jardim, também existe naturalmente por Portugal fora. Chama-se Muscari negletum e a sua cor começa num tom azul muito escuro que passa gradualmente para um tom mais claro. 

Fizeram um efeito maravilhoso no meio do meu jardim!
Muscari neglectum


Muscari neglectum

Muscari neglectum

Muscari neglectum

Muscari neglectum
Outra espécie, que, na minha opinião, a flor tem algumas parecências com o Muscari aucheri 'Mount hood' e com o Muscari neglectum, é o último exemplar a florir no meu jardim deste género botânico: Muscari latiflorum. No entanto o termo latim latiflorum significa 'folhas largas', portanto não há nada que enganar quando o quisermos identificar, basta olhar para as folhas!


Muscari latifolium


Muscari latifolium


Muscari latifolium
Com flores totalmente brancas tenho a espécie Muscari botryoides 'album'.

Muscari botryoides 'album'

Muscari botryoides 'album'

Muscari botryoides 'album'

Da espécie M. Armeniacum, tenho ainda a fabulosa variedade Valerie finnis, com um lindo tom azul claro.
Muscari armeniacum 'Valerie finnis'

Muscari armeniacum 'Valerie finnis'

Muscari armeniacum 'Valerie finnis'

Os muscaris são uma excelente aquisição a qualquer jardim. São resistentes e a sua singularidade dá um toque especial a qualquer jardim. 

Comentários

  1. Adorei. Bela coleção!! Este fim de semana vi alguns na serra dos candeeiros quando andava a fotografar orquídeas!! São lindos e ficam bem em qualquer jardim. Mesmo em vasos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem verdade José! São uma paixão apesar de serem vistos por muitos como uma flor simples. Gosto deles porque além de fora do vulgar, são bastante resistentes e queria mostrar a todos que há um mundo mais diversificado para além do armeniacum, o mais comercial. Pois, imagino a diversidade na serra dos candeeiros. Quando lá fui ainda não havia nada o mês passado, o comosum começa agora a dar o ar das sua graça :)

      Eliminar
  2. O Muscari azureum tem uma cor muito boa, tal como M. armeniacum 'Valerie finnis', gostei muito e fiquei com vontade de ter mais Muscari. Realmente dão-se muito bem, vale a pena ter mais variedades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Jaime, é de aproveitar! E arranjas muitas variedades em Portugal já! Todas essas excepto o Botryides 'album' e o 'Valerie Finnis' foram comprados cá, e este ano já comprei cá o 'Plumosum', o 'Dark eyes' e o 'White magic'. São algumas das novidades e espero encontrar mais! Para além disso o preço dos bolbos são significativamente mais baratos que outras espécies bulbosas. Eles reproduzem-se muito bem assexuadamente e muitos acabam por naturalizar. São lindos (mas plantados em grupinhos).

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha