Jardim botânico da Ajuda

O Jardim Botânico da Ajuda é um dos espaços verdes de Lisboa que mais aprecio. Isto porque, além de proporcionar excelentes momentos de lazer e descanso, este local contém recantos mágicos e histórias, bem como uma grande componente científica que nunca é demais adquirir.

Este jardim nasceu em 1768 e é o mais antigo de Portugal. É constituído por dois tabuleiros: o superior onde estão apresentadas as espécies de coleção cuidadosamente divididas consoante a sua localização no globo (regiões fitogeográficas); e o tabuleiro inferior que é um encantador jardim ornamental, onde não faltam lindos padrões delineados por buxos. Há também fontes, estufas e um jardim de aromas, onde estão agrupadas diversas espécies aromáticas.

A área ocupada é de cerca de 3,5 ha e situa-se na Calçada da Ajuda, 1300-011 Lisboa. Mais informações em http://www.isa.ulisboa.pt/jba/apresentacao.



O tabuleiro superior permite vislumbrar toda a parte inferior do jardim, bem como contemplar uma maravilhosa vista panorâmica sobre o rio Tejo.






Este grande corredor junto à varanda do tabuleiro de cima que dá para o tabuleiro de baixo, permite o acesso do lado direito a toda a coleção de plantas de diversas partes do mundo. Claramente, consoante a época do ano em que visitamos o jardim, observamos diferentes plantas em floração, ou seja, o melhor mesmo é, pelo menos, visitá-lo 1 vez em cada estação do ano.


Fiz uma seleção fotográfica de algumas plantas que mais gostei e que estavam em floração. Fiquem a conhecer uma pequena amostra daquilo que poderão encontrar na vossa visita.

Sisyrinchium striatum

Salvia discolor

Jacaranda mimosifolia

Hedychium gardnerianum

Hedychium gardnerianum

Iochroma cyaneum


Rudbeckia hirta

Plectranthus neochilus

Solanum linnaenum

Clerodendrum ugadense

Clerodendrum splendens
Leonotis nepetifolia

Schotia afra

Schotia afra
Schotia afra
Do lado esquerdo podemos observar o Dragoeiro (Dracaena draco), a árvore mais antiga do jardim com cerca de 400 anos e que juntamente com a Schotia afra (lado direito), são dois ícones de todo este jardim.


Uma das belas estufas do jardim.


A viagem não termina aqui, estão agora encorajados a descobrirem cada recanto deste espaço com os vossos próprios olhos. Uma excelente e fresca opção para passear nas férias de Verão! 

Comentários

  1. Quero ler todo conteúdo desse blog nas férias!🍃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Manu! Será sem dúvida um excelente entretém para as suas férias bem como uma (espero) fonte de inspiração. Boas férias :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha