Viagens à minha terra

É sempre bom regressar à terra do meu avô, após alguns anos a falhar a anual tradição de a visitar: aqueles imprevistos, obrigações ou responsabilidades, que vêm com a idade... 

No mês passado regressei ao local,  algures no norte de Portugal,  onde criei muitas memórias desde pequeno. Desta vez, além de poder matar todas as saudades dos familiares, decidi prestar atenção a algo que nunca tinha feito: que plantas haverá nos quintais da minha família? Muito pensei nisto na semana anterior à visita, para tentar buscar algumas ideias e respostas, analisando um pouco a localização geográfica e,  consequentemente,  no clima.

Nesse fim de semana, assim que cheguei, iniciei então o registo de todas as coisas magníficas que podiam existir, no local onde vou desde pequeno, mas que nunca o tinha visitado com toda esta minha nova mentalidade e, claro, conhecimento.

A minha preferida foi claramente a Anemone hupehensis 'Japonica', família Ranunculaceae, espécie esta que gosta de estar num substrato rico em matéria orgânica e em meia sombra. Fiquei fascinado com esta planta, pois já a procurava há bastante tempo. No entanto, tive a sorte de me oferecerem um pouco da planta para a adicionar à minha coleção, agora é só esperar que se adapte bem e terei sempre este local de família representado no meu jardim.

Anemone hupehensis 'Japonica'

Anemone hupehensis 'Japonica'

É claro que tinha de encontrar tesouros iguais aos que tenho: a hortelã-aquática (Mentha aquatica) da família Lamiaceae, e o tupinambo (Helianthus tuberosus) da família Asteraceae. A primeira espécie com um porte ereto e flores terminais, reproduz-se facilmente através do seu invasivo rizoma, e possuí um cheiro magnífico. A segunda espécie possui tubérculos comestíveis, desaparece totalmente na época de maior frio e depois regressa com o seu porte gigante e as suas lindas flores amarelas.

Mentha aquatica
Helianthus tuberosus

Helianthus tuberosus

Espécies com frutos comestíveis e muito apreciados também fizeram o seu brilharete! A nogueira (género botânico Juglans, família Jungladaceae), o morangueiro (género botânico Fragaria, família Rosaceae), o kiwi (género botânico Actinidea, família Actinidaceae) e a maçã (género botânico Malus, família Rosaceae), são alguns exemplos das espécies existentes.

Juglans sp
Juglans sp
Fragaria sp
Fragaria sp
Actinidea sp
Actinidea sp
Malus sp
Malus sp

Uma Rosa de cor branca, família Rosaceae, com um cheiro estrondoso, que aroma divinal!

Rosa sp
  
Rosa sp
Outros tesouros que encontrei:

Dahlia sp

Centranthus ruber
   
Tagetes sp

Tagetes sp

Fuchsia sp

Argyranthemum sp

Comentários

  1. Incrível, surreal, explendorosa as flores. kiwis! Eu sempre observei TD envolta as casas que visito e sorte por ter pego exemplares de tudo na casa da minha avó. Hoje com Alzheimer, sou a única da família que tem todas suas espécies cultivadas. O DA retirou dela o prazer de plantar. Mas faço para nós duas. Gostaria que viesse aqui minha casa, meu Garden suntuoso e cheio de ' riqueza' as ruculas florida... Como faço para tirar fotos assim, que máquina usa????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma situação triste essa, mas que conseguiu dar a volta por cima de uma forma heróica! Parabéns e muito boa sorte no seu jardim :) Quanto ás fotos tento sempre usar máquinas de muita qualidade que peço emprestado a amigos ou familiares. Quando não é possível, euso o meu telemóvel.

      Eliminar
  2. obrigada pela resposta sobre a fotografia, vou tentar comprar uma profissional mas veja lá no Instagram, as minhas fotos ficam bem bonitas mas as suas ficam surreais,kkkkk abraçooo enorme da Manu sua fã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manu! As suas fotografias também são muito aceitáveis! Tente pedir a alguém seu conhecido que tenha uma máquina boa para melhorar ainda mais a qualidade, tal como eu faço. Muito obrigado pelas suas sempre amáveis palavras e bom trabalho :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fauna Selvagem Irlandesa - Irish Wild Fauna

Devinska Kobyla - April 2022

Floração do género mentha