Select language

Cabo Espichel no Inverno


O meu primeiro fim de semana de fevereiro foi marcado por uma visita ao Cabo Espichel, próximo da cidade de Sesimbra, situado no distrito de Setúbal.

A zona tem uma envolvência incrível, caracterizado por uma forte componente natural e arquitectónica (Igreja de Nossa Senhora do Cabo). A água bate com força nas grandiosas arribas, o vento dá-lhe o toque final. Um ar limpo e natural, muito convidativo para uma bela caminhada.

Estamos no andamento crescente para a época de floração, mas por enquanto é preciso ter bons olhos e atenção para descobrirmos o pouco que se encontra já em flor.

A família Lamiaceae não desilude. Seja pelos seus belos Rosmarinus com flores lilás, brancas e até bicolor, ou seja pelas suas Salvia. Apreciem! 

Salvia verbenaca

Salvia sclareoides

Rosmarinus officinalis

Rosmarinus officinalis


Rosmarinus officianlis

Outras preciosidades da família Brassicaceae e Cistaceae.

Lobularia maritima

Halianthemum marifolium

Halimium calycinum

Da família Araceae:

Arisarum simorrhinum

Da família Euphorbiaceae e da família Fabaceae:

Euphorbia portlandica

Erophaca baetica

É sem dúvida uma zona encantadora que merece uma visita cuidada e regular, pois há uma grande variedade de espécies por descobrir e que vão entrar em floração nos próximos meses.



Comentários

  1. A tanto não liga seu blog e impossível descrever a sensação que dá ao tentar imaginar o que descreve. Perfeitas informações sobre as famílias e para nós autodidatas sobre botânica fica tão claro... Amo a família lamiaceae. Estou descobrindo coisas MT interessantes. Um grande abraço. Já compartilhei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Manu. A família Lamiaceae é uma das minhas favoritas, estou sempre a descobrir novas espécies na literatura. Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares